top of page

O que você prefere na sua gestão: Mentiras confortantes ou verdades doloridas?????



A gestão de um síndico a frente de um condomínio impõe desafios muitas vezes inacreditáveis aos gestores condominiais. Enfrentar grandes demandas, conflitos de interesses, pedidos de vantagens especiais dentre outras situações que o síndico convive.


Mas dentro deste quadro de pressões intensas por todos os lados, existe ainda um dilema que o síndico necessariamente é obrigado a conviver: agradar a todos os lados.


Com isso alguns desafios administrativos se colocam à frente do síndico e muitas vezes podem significar problemas no futuro. A grande preocupação deve ser: como lidar com situações em que o gestor sabe que precisa resolver, mas não pode, ou ainda situações que conhece o problema mas não quer resolver para agradar condôminos. .


Os síndicos enfrentam muitas pressões de condôminos para mudanças de empresas de serviços, trocas de colaboradores diretos ou terceirizados , aquisição de produtos indicados por condôminos dentre outros pedidos.


O que mais espanta é que nenhum daqueles que fazem “sugestões” , se responsabilizam quando alguma coisa não dá certo, e automaticamente responsabiliza o pobre síndico.


Muitos síndicos ainda erram quando tentam fazer economia para condôminos que infelizmente não reconhecem. Mas a grande questão é: o que você prefere para sua gestão: mentiras confortantes ou verdades doloridas? Vamos explicar.


As mentiras confortantes são aquelas que o síndico sabe que num breve futuro vão trazer problemas mas assim mesmo com esta certeza, ameniza o impacto do custo incidente tentando ganhar algum tempo e não onerar o condômino naquele momento.


Já as verdades doloridas são as realidades apresentadas em sua essência, ou seja, a efetiva readequação da taxa condominial mesmo que cause desgaste no momento, mas as medidas se impõem para evitar repasses de custo maiores ao longo da gestão.

A seguir veja alguns exemplos das duas situações típicas de gestão:


As verdades doloridas sempre serão o melhor caminho para a gestão condominial. Engana-se o síndico que adia a solução de problemas administrativos e custos financeiros inevitáveis para simplesmente “ agradar” seu condômino não onerando a taxa condominial.


A realidade nos leva a entender que o melhor no caminho segue no sentido das verdades doloridas pois elas sempre poderão garantir ao síndico a reposição das perdas financeiras, a adequação do orçamento em função dos aumentos além de garantir condições de administração com folgas financeiras.


Pense nisso!

| Por Aldo Junior - Dr. Condomínio

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page